Segunda à Sexta
08:00 - 12:00 / 14:00 - 18:00

(62) 3207-4106
[email protected]

Av. GB-5 - Qd.09 - 74680-730
Jd. Guanabara II - Goiânia - GO

Veja nossas Dicas

Separamos várias Dicas pra você manter sua saúde bucal, sem perder tempo!

Saiba Mais

Aparelhos Ortodônticos

Não está contente com o seu sorriso? Aqui na Odonto Bueno temos todos os tratamentos necessários para que você possa sentir prazer em sorrir!

Saiba Mais

Implantes

Volte a Sorrir!
Resgate sua autoestima, qualidade de vida e saúde!
Agende sua Avaliação!

Saiba Mais

Tratamento de Gengiva

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de carater crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.

Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A doença periodontal pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.

Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes. A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes,devido ao acúmulo de tártaro, à inflamação destas estruturas, com seu comprometimento e destruição, pela ação bacteriana, colaborando para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária. A doença periodontal tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e em fumantes.

Gengivite

A gengivite é considerada a mais branda das doenças periodontais. Apesar de amena em seu estágio inicial, essa condição pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite. A gengivite é conhecida por causar inchaço à gengiva e sangramento, mas, em muitos casos, essas alterações são leves e pequenas, e podem passar despercebidas, o que pode ocasionar danos mais graves.

O resultado dessa inflamação e infecção é uma possível destruição dos tecidos da boca que suportam e sustentam os dentes (gengiva e osso), levando à mobilidade dos dentes e, consequentemente, a sua perda. Até mesmo o caso mais leve de gengivite tem o potencial de se transformar em uma doença periodontal prejudicial, se não for tratada adequadamente.

Embora seja comum a gengivite não causar dor, existe alguns sinais e sintomas que podem apontar a presença da doença:

– Gengivas vermelhas ou inchadas;
– Sangramento ao escovar;
– Halitose (mau hálito);
– Sensação de gosto ruim na boca;
– Gengivas retraídas;
– Gengiva com aspecto lustroso e brilhante;
– Gengivas sensíveis ao toque e a escovação.

Periodontite

Periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda da gengiva e do periodonto, que causa destruição do tecido conjuntivo, do ligamento periodontal, perda óssea e, consequentemente, perda dos dentes. Como resultado da má escovação dos dentes e da falta do uso do fio dental regularmente, ocorre a formação de um biofilme responsável pela formação da placa bacteriana. Mais de 500 tipos diferentes de micro organismos patógenos estão presentes na placa bacteriana e, por sua vez, liberam uma grande variedade de produtos e subprodutos biologicamente ativos, incluindo peptídeos quimiotácticos, toxinas proteicas, lipopolissacarídeos (endotoxinas) e ácidos orgânicos. Essas moléculas difundem-se no tecido gengival e iniciam uma resposta inflamatória que resulta na gengivite. Infelizmente, porém, muitas pessoas não conseguem manter a higiene bucal adequada, permitindo que um processo de inflamação continue de forma despercebida.

Voltar a Página Inicial